terça-feira, 17 de março de 2009

PROJETO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR AMBIENTAL



CALÇADO E AMBIENTE: PASSO A PASSO PARA O FUTURO


O QUE IMPORTA É AQUILO QUE VOCÊ APRENDE DEPOIS DE CONHECER ALGO.
John Wooden, técnico de basquete.

1- TEMA: O SETOR CALÇADISTA, SEUS RESÍDUOS E DESTINAÇÃO.

2- JUSTIFICATIVA


Diante do avanço da indústria em meados do século passado, aliado ao crescimento exacerbado do consumo de produtos – cujas necessidades foram criadas pelo mercado –, o setor calçadista implantou-se em Nova Serrana. A cidade tornou-se um importante polo industrial do calçado, gerando empregos e renda num espaço geográfico que compreende várias cidades do centro-oeste mineiro.
Por conseguinte, formou-se uma macrocefalia urbana – em função das migrações –, o que configurou uma nova geografia da cidade: periferização, caos urbano, violência eminente, riqueza inconsistente que flexibilizou a mobilidade social vertical.
Por outro lado, algo chama à atenção: após o emprego das matérias primas, usadas na confecção de calçados, qual é o destino dos resíduos? O descarte inadequado pode causar que tipo de dano ao ambiente? Onde ele é lançado?
Esse projeto visa, sobretudo, a acompanhar a trajetória dessa matéria prima, os seus componentes químicos, o seu descarte e os danos apresentados. Daí, surgirá uma cartilha de sensibilização e conscientização.

1- OBJETIVOS

3.1. Instrumentar o aluno de subsídios acerca da composição química das matérias primas usadas na produção de calçados;
3.2. Analisar – in loco – as implicações socioambientais do uso das matérias primas em Nova Serrana;
3.3. Investigar e documentar o destino dos descartes de matérias primas;
3.4. Analisar – objetiva e criticamente – os impactos ambientais oriundos do descarte de matérias primas.
3.5. Propor sugestões para atenuar tais impactos ambientais.
3.6. Sensibilizar e conscientizar empresários, operários fabris e comunidade local acerca do destino dos descartes inadequados das matérias primas.

2- PÚBLICO ENVOLVIDO

4.1. Professores do Ensino Fundamental II
4.2. Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II
4.3. Coordenação Pedagógica
4.4. Orientação Pedagógica
4.5. Direção Pedagógica
4.6. Bibliotecária
4.7. Pais
4.8. Empresários locais e comerciantes
4.9. Câmara de vereadores
4.10. Prefeitura Municipal
4.11. Alunos do curso de Gestão Ambiental da UNINCOR – Pará de Minas.

3- SENSIBILIZAÇÃO
- Reunião com os alunos para explanar-lhes o projeto e envolvê-los.
- Pesquisa de Campo em todos os anos do Ensino Fundamental II, de acordo com a área de abordagem.

4- ESTRATÉGIAS
6.1. Entrevistas
6.2. Pesquisa de Campo
6.3. Pesquisa Bibliográfica
6.4. Tabulação de dados e criação de gráficos
6.5. Interpretação dos dados
6.6. Análise socioeconômica e ambiental do espaço neosserranense
6.7. Elaboração de textos informativos – cartilha

5- DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS E CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO


Ano
Professor
Responsável/ Disciplina
Assunto
Data



Giselle F.R. Metzker / História
- Breve histórico da Indústria do Calçado:
... Analisar a evolução da indústria até os dias atuais
...Indicar a produção atual:
... nº pares/dia
... destino da produção: consumo dos produtos - locais



- Março/09 – Pesquisa

- Abril/09 – Apresentação



Idalila Sousa/ Geografia
- O Contexto Atual:
... Indicar o que se produz nas fábricas
... Analisar a matéria prima usada hoje nas indústrias – tipo
... Destino do refugo
...Grupo 1: tênis
...Grupo 2: Calçado masc.
...Grupo 3: Calçado femin.
...Grupo 4: Calçado infant.
...Grupo 5: Calçado injetado
Os grupos deverão indicar para onde vai a sobra, o que se faz com ela.
- Amostragem dos materiais
- Março/09 – Pesquisa

- Abril/09 – Apresentação





Geovana Dutra Mendonça/ Ciências
- As Matérias Primas:
... Relacionar toda a matéria prima usada na fabricação de calçados e nas prestadoras de serviço.
... Analisar detalhadamente cada matéria prima utilizada.
... Indicar o destino dado a cada uma delas causa que tipo de impacto específico.
... Indicar a vida útil de cada produto pesquisado.
... Classificar os resíduos em “Descartáveis”, “Reutilizáveis” e “Recicláveis”.
... Evidenciar as consequências das queimadas de resíduos na saúde da população (entrevistas com profissionais da saúde)
- Apresentar soluções para se evitar o IMA (Impacto no Meio Ambiente).




- Março/09 – Pesquisa


- Abril/09 – Apresentação





Eduardo Araki/ Português
- O Migrante e a Economia de Nova Serrana:
... Analisar o impacto da chegada do trabalhador à cidade.
... Analisar como esse trabalhador é absorvido pelo mercado.
... Verificar o grau de formação do trabalhador para o mercado.
... Analisar a infraestrutura da cidade (há albergues para receber os excluídos do mercado?/ há casas para todos?).


- Março/09 – Pesquisa




- Abril/09 – Apresentação




Rosilene Galvão/ História
- A questão socioeconômica:
... Analisar o impacto do binômio industrialização /urbanização no código social.
... Inserir Nova Serrana no rol de cidades de atração de mão de obra X questões sociais: violência, Consumo de Drogas, Periferização, Consumismo Exagerado das elites.
... Indicar dados atuais.
... Relacionar a situação socioeconômica e a criminalidade.

- Março/09 – Pesquisa



- Abril/09 – Apresentação







Andreza Marinho/ Matemática
- Tabulação dos dados atuais sobre criminalidade:
... Elaborar tabelas e gráficos.
... Interpretar os dados com os alunos.
... Elaborar estimativa dos rejeitos em peso (ton).


- Última semana de Maio/ 09




Nália Lacerda/ Português e Múcio Nogueira/ Geografia
- Produção Informativa:
...Confeccionar cartilha informativa e sugestiva destinada ao público envolvido com a produção calçadista.

Atenção: O foco principal é a questão do uso dos resíduos de produção e seu impacto no meio ambiente.



- Última semana de Maio/ 09
CULMINÂNCIA
- Semana de conscientização Ambiental:
... Palestras
...Debates
... Lançamento da cartilha

- Junho/09

1- PONTUAÇÃO
- Os alunos terão 5,0 pontos destinados à execução e à apresentação dos trabalhos, conforme supervisão do professor;
- Os pontos serão atribuídos segundo critérios elaborados pelos professores, com variação na sua distribuição conforme a participação efetiva do aluno;
- Eles serão creditados, na 2ª etapa, a todas as disciplinas.


2- FONTES DE PESQUISA
9.1. Prefeitura Municipal
9.2. Polícia Civil e Militar
9.3. Sindinova

3- AVALIAÇÃO
- O projeto deverá ser avaliado durante toda a sua execução, observando rigorosamente o cronograma.

Nova Serrana, 02 de março de 2009.

Equipe Pedagógica do IES – Pitágoras.