segunda-feira, 13 de maio de 2013

Exercícios de revisão para 2ª série – Períodos compostos por coordenação – Língua Portuguesa


01) EFOMM - A opção em que está correto o emprego do ponto-e-vírgula é:

a) Solteiro; foi um menino turbulento; casado, era um moço alegre; viúvo, tornara-se uma pessoa de semblante sombrio.
b) Solteiro, foi um menino turbulento; casado, era um moço alegre; viúvo, tornara-se uma pessoa de semblante sombrio.
c) Solteiro, foi um menino; turbulento, casado; era um moço alegre viúvo, tornara-se uma pessoa de semblante sombrio.
d) Solteiro foi um menino turbulento, casado era um moço alegre, viúvo; tornara-se uma pessoa de
semblante sombrio.                
e) Solteiro, foi um menino turbulento, casado; um moço alegre, viúvo; tornara-se uma pessoa de
semblante sombrio.

02) EFOMM - Assinale a alternativa em que o período está corretamente pontuado:

a) Uns trabalhavam, esforçavam-se, exauriam-se; outros gozavam, não pensavam no futuro.
b) “E agora José?”
c) Cauteloso que era, nunca revelava realmente, suas idéias.
d) Afirmavam, insistentes; era o reparo moral, que queriam, e não o dinheiro.
e) Com as graças de Deus, vou indo caríssima Rosália.

Nas questões de números 3 e 4, marque a alternativa corretamente pontuada.

03)EPCAR
a) “O caminho da verdade é único e simples o da falsidade, vário e infinito.”
b) “O caminho da verdade é único, e simples o da falsidade, vário e infinito.”
c) “O caminho da verdade, é único e simples; o da falsidade, vário e infinito.”
d) “O caminho da verdade é único e simples; o da falsidade, vário e infinito.”
e) “O caminho da verdade, é único e simples, o da falsidade, vário, e infinito.”

04) EPCAR
a) “Aprendi, desde bem cedo, a compreender e a perdoar. De vez em quando por muito
compreender perdoar se torna difícil, porém sempre tenho arranjado um jeitinho.”
b) “Aprendi, desde bem cedo, a compreender e a perdoar. De vez em quando, por muito
compreender, perdoar se torna difícil, porém sempre tenho arranjado um jeitinho.”
c) “Aprendi desde bem cedo, a compreender e a perdoar, de vez em quando por muito compreender; perdoar se torna difícil, porém sempre tenho arranjado um jeitinho.”
d) “Aprendi desde bem cedo a compreender e a perdoar; de vez em quando por muito compreender perdoar se torna difícil porém, sempre tenho arranjado um jeitinho.”
e) “Aprendi, desde bem cedo, a compreender e a perdoar. De vez em quando por muito
compreender perdoar se torna difícil porém, sempre tenho arranjado um jeitinho.”

05) EFOMM - Assinale a única alternativa que apresenta pontuação não justificável:

a) Eu, sou valente, disse o fanfarrão.
b) Todos os meus amigos sabem disso, meu caro!
c) Todos os meus amigos sabem, disso estou certo!
d) A caridade, que é virtude cristã, agrada mais a Deus que aos homens.
e) Fui lá, ainda ontem, e procurei-o.

06) AMAN - “Para meu desapontamento, nasceu um ser raquítico e feio, pesando um quilo.”
As vírgulas, na frase acima transcrita, foram utilizadas, respectivamente para:

a) isolar o aposto e separar uma oração subordinada da principal;
b) marcar o início de uma oração intercalada e separar orações coordenadas assindéticas;
c) marcar o deslocamento do adjunto adverbial e separar uma oração adjetiva explicativa da
principal;
d) isolar o objeto pleonástico e indicar a elipse da conjunção;
e) separar uma oração subordinada anteposta à principal e separar uma oração subordinada posposta à principal.

07) AMAN - “Éramos alunos, e rapidamente se estabeleceu intimidade entre nós.”
No trecho acima, a vírgula tem a função de separar:
a) duas orações coordenadas assindéticas;
b) o adjunto adverbial intercalado;
c) duas orações coordenadas sindéticas adversativas;
d) duas orações coordenadas que possuem sujeitos diferentes;
e) duas orações coordenadas justapostas.

1. Sublinhe os verbos e classifique os períodos em simples ou compostos.
a. Amanheceu. Vimos os primeiros raios solares enquanto caminhávamos na areia. A brisa do mar ainda era fria quando acordamos do sonho.
b. Lenon casou-se pela segunda vez. Ela era japonesa, inteligente, artista plástica e vivia nos Estados Unidos.
2. Transforme os períodos simples em períodos compostos, acrescentando as conjunções coordenativas adequadas. Depois, classifique as orações.
a. Vinícius de Moraes já morreu. Não morreram seus poemas e músicas. Sua criação artística e eterna.
b. Faltava dinheiro para o lazer. O jeito era participar da pelada aos domingos.
c. Observei o comentário do diretor. Percebi o meu engano.
d. Olhou-me duramente. Foi-se embora.
e. O marceneiro chegou. Começou o serviço.
3. Classifique as orações coordenadas grifadas nas frases abaixo:
a) Ele estudou o ano inteiro para o vestibular, logo conseguiu entrar na tão sonhada faculdade.
b) Não deixe de estudar, pois amanhã haverá prova.
c) Fale depressa que eu preciso ir embora.
d) A desintegração do núcleo libera o calor; logo fornece energia.
e) Ou você me conta a verdade, ou sai daqui.
f) Terminou toda a obrigação; portanto pôde sair.
g) Queriam caminhar muito; contudo não tiveram forças.
h) Sempre foi atenta às aulas, mas nunca gostou da matéria.
i) Foram ao shopping; nada compraram.
j) Netuno é deus do mar, mas Baco tem afogado muita gente.
l) A árvore devia estar meio podre; o vento a derrubou, pois.
m) Pensou em mim; esqueceu-se de si mesmo.
n) Não era uma beldade; contudo impunha-se pela sua simpatia.
o) Ela não estaria morrendo nem de frionem de fome.
p) O governo aumentará o preço do álcool e imporá novas medidas de racionamento de combustível.
5. Transforme os períodos simples em períodos compostos, acrescentando as conjunções coordenativas adequadas. Depois, classifique as orações.
a. Vinícius de Moraes já morreu, não morreram seus poemas e músicas,  sua criação artística é eterna.
b. Faltava dinheiro para o lazer, o jeito era participar da pelada aos domingos.
c. Observei o comentário do diretor.  percebi o meu engano.
d. Olhou-me duramente, foi-se embora.
e. O marceneiro chegou, começou o serviço.