domingo, 14 de março de 2010

CONGRESSO DE EDUCAÇÃO: O TEMPO E O ESPAÇO NA EDUCAÇÃO

PROGRAMA EDUCAÇÃO EM REDE: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO
Dentro do programa EDUCAÇÃO EM REDE, o CONGRESSO DE EDUCAÇÃO da Rede Pitágoras de Ensino foi um verdadeiro sucesso. Neste dia 13 de março de 2010, os profissionais da Educação do IES-PITÁGORAS de Nova Serrana, juntamente com profissionais de várias regiões do Estado de Minas Gerais, participaram de duas palestras bem significativas para a sua educação continuada. Antes da primeira palestra, conduzida por Lígia Pacheco, os professores relaxaram com o professor de Educação Física e personal trainer Guilherme.


A palestra da Dra. LÍGIA PACHECO versou a partir do tema: A APRENDIZAGEM NO CÉREBRO - CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO. Segundo a pesquisadora e mestre em neurolinguística, "Aprender como o cérebro atende" tem trazido contribuições importantíssimas para que o ensino viabilize a aprendizagem. Partindo desse conhecimento, pode-se repensar as ações de ensino que favorecem (ou não) o seu bom funcionamento. Nesta palestra, serão apresentadas ferramentas e sugestões de atividades que contribuem para o cérebro aprender a se desenvolver, assim como recursos para cda educador criar suas próprias atividades de acordo com o seu contexto e necessidade.

No intervalo entre a palestra de Lígia Pacheco e de William Caldas, houve apresentação do Trio Amadeus. O repertório constou de três belas músicas. Uma delas homenageava a mulher, como forma de prestigiá-la em decorrência do Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 08.


A última palestra, bastante envolvente, conduzida de forma didática e atraente, foi proferida pelo consultor de empresas WILLIAM CALDAS, intitulada: "DO PORTEIRO AO DIRETOR - TODO MUNDO VENDE, TODO MUNDO ATENDE." Veja a ementa da palestra: "O conceito de excelência no atendimento aos clientes vem mudando radicalmente ao longo dos tempos. O novo modelo mental dos clientes tem exigido de todos da escola, "do porteiro ao diretor", um grande esforço para entender as principais mudanças de hábitos de pais e alunos e com isso criar estratégias para ir de encontro não só das necessidades, mas das principais expectativas e desejos que cada cliente da escola possui. É por isso que o clima organizacional ganha uma importância cada vez maior, pois se queremos que a equipe da escola dê show no atendimento da porta para fora, ou seja, aos clientes, é essencial existir show da porta para dentro, para todos os profissionais. É fundamental que cada uma das pessoas que trabalham na escola perceba que existem diferenciais competitivos que já estão vencidos e que precisam, para a continuidade do encantamento, serem renovados. Todos da escola são importantes no processo do atendimento. A palestra "Do porteiro ao diretor" - todo mundo vende, todo mundo atende - abordará temas como clima organizacional, diferenciais competitivos em atendimento, espírito de equipe na escola e acima de tudo quais as atitudes que se espera de cada um do time para definitivamente dar um show no atendimento aos clientes."
O Congresso de Educação da Rede Pitágoras, dentro do Programa EDUCAÇÃO EM REDE, foi um verdadeiro sucesso, envolvendo profissionais qualificados e uma grande trupe de professores desejosos de aprimorar seu trabalho em sala de aula.